Hérnia de Disco Lombar: Saiba como lidar sem preder sua qualidade de vida
A região lombar compõe a grande maioria dos casos de hérnia de disco espinhal. Mas nessa matéria é bem possível que você encontre alguns outros números animadores.
O que é hérnia de disco?
O disco vertebral é como se fosse um anel fibroso que segura o núcleo pulposo, que é um gel, e fica bem no meio da coluna. Esse gel serve entre outras coisas, como um amortecedor.
Quando temos pressões anormais progressivas, esse anel vai fissurando e o gel escapa. O gel então acaba batendo em uma raiz nervosa e a gente acaba por ter essas dores mais fortes.
Quais os sintomas de uma hérnia de disco lombar?
95% desses discos herniados vão estar entre L4-L5 ou L5-S1 (região lombar) e compõe a grande maioria dos casos de hérnia de disco espinhal
Os sintomas gerais incluem um ou mais dos seguintes sintomas:
( 1 ) Sintomas ciáticos típicos, tais como dormência, fraqueza e/ou formigamentos nas pernas e/ou pé, perna e/ou dor no pé, dor lombar e/ou dor nas nádegas
( 2 ) Perda de controle da bexiga ou do intestino, indicando uma condição médica
Mas olha que interessante esses dados:
80% da população em geral sofre com dores nas costas, mas ressonâncias magnéticas mostram que apenas entre 20% e 35% dos adultos em idade trabalhadora possuem hérnia de disco.
E desses 35%, somente 2% das pessoas são sintomáticas, ou seja, tem ciatalgia (sentem a dor).
Resumindo, muitas pessoas, no caso 80% da população trabalhadora, possuem algum tipo de prolapso, dores nas costas, e mesmo com as ressonâncias mostrando que de 20% a 35% possuem hérnias de disco, na verdade somente 2% é quem realmente sofre de ciatalgia por conta dessa protusão discal.
Sua ressonância magnética apresenta uma hérnia discal entre L5-S1
Quais das opções lhe foram recomendadas?
( 1 ) Cirurgia?
( 2 ) Manipulação com tração lombar ou ajuste articular?
( 3 ) Alongamentos?
E se eu te disser que é muito provável que nenhum destes tratamentos funcione?
E seu te disser que um músculo pode ser o principal causador deste problema?
É muito comum a dor miofascial provocar sintomas que imitam outras lesões e podem levar as pessoas a fazer um diagnóstico errado
É muito comum clientes com pontos gatilhos nos músculos paraespinais, reto abdominal, Iliopsoas, Quadrado lombar terem os sintomas de uma radiculopatia lombar (hérnia de disco)
E muitos outros casos de patologias que os pontos gatilhos imitam e é por isso que o profissional deve ficar muito atento e sempre avaliar com muita atenção.
Quer fazer uma avaliação das dores que sente em sua coluna?
Agende AQUI uma sua sessão e termos o maior prazer em atendê-lo